BRASÍLIA
Lula e Mujica, ex presidente do Uruguai, são ovacionados no 59º congresso da UNE em Brasília
O 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) foi aberto ontem (12), em Brasília e segue até o domingo(16). Nesta quinta-feira(13) o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou para os mais 10 mil estudantes presentes, ao lado do ex- presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e ambos foram ovacionados.
O evento contou com a presença de diversos ministros do governo, incluindo Paulo Pimenta (Secom), Camilo Santana (Educação), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Ana Moser (Esportes).
O tema desta edição é “Em defesa da democracia: enfrentando o autoritarismo e o discurso de ódio no Brasil”. No primeiro dia do evento, a UNE promoveu um ato em defesa da democracia e de combate ao discurso de ódio no país com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que disse que a defesa da democracia está relacionada ao combate à desigualdade social e à construção de um país mais justo para população.
“Todo mundo defende a educação pública gratuita de qualidade para todos no Brasil. Todos são contra a discriminação dos negros, das mulheres e da comunidade LGBT”, afirmou.
Dino também voltou a defender a regulamentação das redes sociais e disse que elas têm funcionado como “plataformas das ideias da direita e do poder econômico”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso também esteve presente e recebeu vaias de um grupo de estudantes que exibiu uma faixa com dizeres: “Barroso inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”. No entanto, ele lembrou sua atuação no movimento estudantil e também defendeu a democracia e o enfrentamento da pobreza no país.
Na oportunidade foi lembrada a memória dos 50 anos do desaparecimento do ex-presidente da entidade, o estudante de geologia, Honestino Guimarães. Familiares de Honestino prestaram homenagens ao líder estudantil, morto durante a ditadura militar no país.
Diversas caravanas foram formadas por estudantes do Extremo Sul da Bahia — das cidades de Eunápolis, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, entre outras — estão em Brasília participando do evento.
O Conune deve reunir até domingo(16) mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil para discussões de políticas públicas na área de educação.