SALVADOR

Operação Dia Zero: Polícia Federal investiga desvio de verbas da saúde em Salvador

Por:   23/06/2025 - 19:12

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (12) a Operação Dia Zero, que apura um esquema de desvio de recursos federais destinados à área da saúde no município de Salvador (BA).

De acordo com as investigações, as irregularidades foram detectadas em um contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e uma organização social responsável por prestar suporte técnico em Tecnologia da Informação para os serviços de saúde pública. O contrato esteve em vigor por quase dez anos e, segundo a PF, houve pagamentos realizados mesmo sem cobertura contratual.

Ao todo, 25 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Mata de São João, Itapetinga (BA) e também em Maceió (AL). A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de valores que podem chegar a R$ 100 milhões, além do sequestro de imóveis e do afastamento temporário de servidores públicos suspeitos de envolvimento no esquema.

Os investigados poderão responder por crimes como fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Em nota oficial, a Prefeitura de Salvador informou que o contrato investigado foi celebrado durante a gestão do ex-prefeito ACM Neto e que o mesmo foi encerrado há mais de cinco anos.

A Operação Dia Zero é mais uma ação conjunta da Polícia Federal e da CGU no combate à corrupção e ao mau uso de recursos públicos destinados a áreas essenciais, como a saúde.

Veja a nota na íntegra:

Nota Oficial – Secretaria Municipal da Saúde de Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) informa que o caso em curso está relacionado ao Contrato nº 193/2013, que já foi encerrado há quase seis anos. O referido contrato, firmado com a organização social INTS, teve vigência de 16/10/2013 a 12/10/2019. O servidor público alvo da operação é funcionário concursado da gestão municipal e, à época, atuava como gestor fiscal do contrato.

A Secretaria permanece à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos adicionais, inclusive fornecendo todas as informações e documentos solicitados no âmbito da operação. A Pasta reafirma seu compromi.