BAHIA
Estudante de cidade da Bahia fica em primeiro lugar em seleção de redações e assume vaga em programa do Senado Federal

O estudante João Pedro Ferreira Santos, de 17 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, em Mutuípe, no interior da Bahia, assumiu a vaga de jovem senador pelo estado, dentro de um programa promovido anualmente pelo Senado Federal.
No primeiro dia de atividades do Programa Jovem Senador, ele se candidatou para a eleição da Mesa Diretora e foi eleito como presidente da Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais.
O projeto proposto pela comissão Sobral Pinto e aprovado em plenária dispõe sobre a rotulagem, a apresentação e a publicidade de alimentos ultra processados, a fim de promover segurança alimentar e nutricional, informações verídicas sobre o consumo dos mesmos, redução de desigualdades e garantia do bem estar de todos.
Natural de Mutuípe, João Pedro conquistou a vaga após vencer em primeiro lugar na seleção estadual de redações, que teve mais de 3,6 mil inscritos, promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).
O jovem explicou que a rotina de preparação envolveu conciliar estudos, compromissos no Grêmio Estudantil, onde é presidente, e apoio da família. Inspirado nas aulas de Ecologia e Meio Ambiente e na trajetória de Chico Mendes, João estruturou sua proposta em reflexões sobre justiça social, sustentabilidade e protagonismo comunitário.
O projeto elaborado pelo estudante propõe a criação do Plano Chico Mendes de Justiça Climática Popular, política nacional de reparação ambiental e fortalecimento de comunidades impactadas pelas mudanças climáticas. A proposta se estrutura em quatro eixos principais:
- mapeamento participativo de territórios vulneráveis (favelas, quilombos, comunidades indígenas e periféricas) para identificar riscos e demandas locais
- investimentos em infraestrutura, incluindo saneamento básico, moradias seguras, reflorestamento comunitário e acesso à água potável
- fomento à produção agroecológica e às economias de base comunitária, com apoio técnico e financiamento público, especialmente para comunidades tradicionais
- garantia de participação política das populações atingidas, com cadeiras reservadas em conselhos e conferências ambientais
“Sempre tive o interesse em homenagear figuras históricas ligadas à luta socioambiental, como Chico Mendes. A partir dele, consegui estruturar os quatro eixos do projeto, que nasceram de reflexões sobre justiça social, educação, sustentabilidade e os desafios enfrentados especialmente pelas comunidades da Bahia”, destacou João Pedro na justificativa de seu projeto.
A programação do Jovem Senador, que reúne estudantes de todo o país, tem duração de uma semana. No primeiro deles, os jovens subiram a rampa do Congresso Nacional e foram recebidos pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Randolfe Rodrigues (PT-AP). Além da posse simbólica, eles conheceram o Plenário, participaram de comissões temáticas e iniciaram os debates legislativos.
“A chegada ao Congresso Nacional foi indescritível: subir a rampa foi ao mesmo tempo motivo de orgulho e de medo, pois representava não só a Bahia, mas a confiança depositada em mim”, disse o jovem.
João presidiu ainda a Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais, onde debateu pautas como o consumo de alimentos ultraprocessados. “Foi uma responsabilidade imensa, mas também muito enriquecedora”, completou.
