METANOL

Brasil investiga 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol; 16 já foram confirmados

Por:   06/10/2025 - 08:54

O Ministério da Saúde informou neste domingo (5) que o Brasil investiga 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 16 casos foram confirmados — sendo 14 em São Paulo e 2 no Paraná.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS), o estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 14 confirmações e 178 casos ainda sob apuração.

Ao todo, 13 estados registraram suspeitas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Já os casos da Bahia e do Espírito Santo foram descartados. O Ceará confirmou seu primeiro caso neste fim de semana.

O país contabiliza, até o momento, 15 mortes possivelmente relacionadas ao metanol — duas já confirmadas em São Paulo e 13 em investigação. Dessas, sete ocorreram em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Ceará.

Para reforçar o atendimento aos pacientes, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. Nesta primeira remessa, 580 ampolas foram enviadas a cinco estados: Pernambuco (240), Paraná (100), Bahia (90), Distrito Federal (90) e Mato Grosso do Sul (60).

O produto integra um lote de 4,3 mil ampolas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), fornecidas por hospitais universitários federais em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave, que pode causar cegueira e até a morte. Os principais sintomas incluem visão turva, perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.

O Ministério da Saúde alerta que qualquer pessoa que apresente sintomas ou tenha ingerido bebidas de origem duvidosa deve procurar atendimento médico imediato e entrar em contato com os canais de emergência:
Disque-Intoxicação Anvisa: 0800 722 6001
Centro de Controle de Intoxicações de SP (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800 771 3733