TEMA:

Itapé na mira da Justiça: supostos casos de “rachadinha” e nepotismo

Por:   30/10/2025 - 10:35

A 5ª Promotoria de Justiça de Itabuna comunicou a prorrogação por mais 90 dias do prazo para conclusão de um procedimento, instaurada para apurar suposto esquema de “rachadinha”, nepotismo, contratação de funcionários fantasmas, uso indevido de verbas da saúde e educação, e abuso de poder econômico na Itapé. O promotor responsável afirmou que as diligências são essenciais para instruir o procedimento e garantir que possíveis responsabilidades sejam devidamente verificadas. 

A investigação mira a atuação da Câmara Municipal de Itapé e demais agentes públicos locais e inclui suspeitas de que recursos destinados a setores sensíveis como saúde e educação tenham sido desviados, ao mesmo tempo em que haveria lotação de servidores sem comprovação de efetivo trabalho. A abertura do procedimento coincide com a observação de que a estrutura administrativa do município, segundo o IBGE, é reduzida (população estimada em 2021 era de cerca de 8.300 habitantes).

Com a prorrogação, o Ministério Público reforça que aguarda respostas, documentos e diligências complementares que permitam apuração completa da matéria. A continuidade da investigação reforça a necessidade de clareza na condução dos recursos públicos locais, bem como o respeito aos princípios da legalidade, moralidade e eficiência na gestão pública. (via:bahianapolitica.com)