CORONAVÍRUS
Rui Costa cobra medidas do governo federal
O governador da Bahia, Rui Costa, cobrou neste sábado, 14, que o governo federal anuncie medidas de apoio a estados e municípios no combate à pandemia de coronavírus. Ele também alertou para os impactos que a proliferação do Covid-19 causarão na economia baiana e pontuou que o estado precisará fazer cortes de gastos para reduzir os efeitos de uma provável queda na arrecadação.
Segundo Rui, sem um plano claro do governo de como evitar a propagação do vírus, estados e municípios fazem o que podem para diluir o iminente aumento na quantidade de casos da doença.
“O que é de se esperar é que o governo federal já tivesse anunciado medidas de apoio aos municípios e estados, mas cada estado e cada município está se virando com seus próprios recursos, já que, até agora, não tivemos recursos do governo federal”, criticou o governador, em entrevista ao A TARDE, durante participação no lançamento do Programa de Governo Participativo (PGP) do PT.
O governador também fez um apelo para que as pessoas redobrem os cuidados com hábitos de higienização, como lavar as mãos, que podem reduzir as chances de contaminação.
Apesar do cenário, Rui pediu que a população não entre em pânico. Conforme ele, neste momento, estão descartadas medidas como suspensão de aulas na rede estadual de ensino. Nós não temos, por enquanto, nos sete casos, transmissão comunitária. Os casos que temos são de transmissão intrafamiliar. Tá descartado que na Bahia terá fechamento de escolas? Não, não está descartado. Estamos monitorando todos os dias. Nós vamos tomar as medidas necessárias no momento correto”, disse.