CORONAVÍRUS

Pediatra dá dicas de como aumentar a imunidade das crianças

Por: Redação  05/04/2020 - 13:44

A médica pediatra Vivia Ramos recebeu em suas redes sociais muitas solicitações de "remedinhos" para aumentar a imunidade. A pediatra já havia falado sobre a Vitamina C, mas depois de tantas solicitações, resolveu dar mais algumas dicas, sem deixar de alertar que: "Não existe, infelizmente, uma fórmula mágica!".

Vivia destacou o que mais funciona:  "Equilíbrio no dia-a-dia! Em tudo! Sono, alimentação, atividade, dentre outras atitudes."

Nesse sentido ela citou dez pontos essenciais:

1) Aleitamento materno - O melhor remédio para imunidade! Já é comprovado cientificamente que os bebês  que mamam no peito têm menos riscos de doenças respiratórias, alergias e diarréia.

2) Vacinas: Essa é a melhor prevenção para doenças específicas  Algumas vacinas têm até 99% de eficácia;

3) Alimentação balanceada;

4) Hidratação: beber muita água;

5) Boas horas de sono com qualidade;

6) Ambiente limpo, lavagem de mãos, boa higiene, mas sem manter a criança na bolha! Alguns estudos demonstram que crianças que vivem em ambientes com excesso de limpeza são mais propensas a desenvolverem alergias. Crianças alérgicas ficam mais doentes.

7) Lavagem nasal! Sim! Retira os microorganismos que ficam no nariz e podem colonizar as crianças;

8) Atividade física.

9) Quanto menos antibiótico, mais imunidade! 
"Aproveito para lembrar as mamães que, antibiotico NÃO TRATA RESFRIADO, não combate vírus, portanto, seu uso DESNECESSÁRIO altera a flora intestinal e o equilíbrio do organismo".

10) Amor e atenção! Ambiente seguro. "É FATO que, as crianças que se sentem abandonadas pelos pais , têm uma queda no sistema imunológico, predispondo a mais infecções".

⏩ "Tudo isso já demonstrou interferir POSITIVAMENTE na imunidade".


Em sua postagem Vivia destacou o que há de evidência científica sobre remédio que prometem melhorar a imunidade:


- Vitamina C: não se mostrou eficaz em prevenir infecções respiratórias, mas os estudos demonstram que ajuda na redução dos sintomas de resfriado e infecções de vias áreas superiores em geral.
- Beta-glucan e Timomodulina: alguns estudos demostram benefícios para crianças que apresentam infecções respiratórias recorrentes.
- Fitoterápicos (ex: Kaloba, Imunoflan): não mostram eficácia na prevenção de doenças respiratórias, mas alguns estudos demonstram qie auxilia no tratamento.

Consulte seu pediatra!