HOSPITAL REGIONAL

Eunápolis é o primeiro município da região a montar ala para atendimento de pacientes com coronavírus

Por: ASCOM/PME  07/04/2020 - 10:39

Realizando diversas ações preventivas para enfrentamento da pandemia, a Prefeitura de Eunápolis está concluindo uma ala de atendimento para pacientes com coronavírus (Covid-19). Além dos dez leitos de UTI, o município está preparando uma ala anexa com cinco leitos de estabilização de pacientes, com respiradores.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jairo Junior, a montagem da ala seguiu os critérios da ANVISA e duas antessalas de preparação foram montadas, além de um espaço de descanso para os profissionais de saúde, que precisarão ficar todo o plantão nesta ala, sem contato com os ambientes externos do Hospital. Para lidar com todos os protocolos de preparação, as equipes foram treinadas quanto a maneira correta do uso e retirada dos equipamentos de proteção individual. Para evitar o contágio na triagem, o Hospital foi dividido em duas recepções, sendo uma delas destinada exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios.

Além das ações no Hospital Regional, cinco Unidades Básicas de Saúde tiveram seu horário estendido para as 19h neste período da pandemia (Pequi, Dinah Borges, Santa Lúcia, Centauro e Centro), já que as UBS's são a porta de entrada dos serviços de saúde pública. No SAMU, uma unidade foi separada exclusivamente para pacientes com suspeita de infecção por covid-19, com três profissionais preparados para o atendimento, além de ventilador portátil e um monitor multiparamétrico.  

"Quero esclarecer que esta é uma iniciativa preventiva da nossa gestão, já que a referência para tratamento da doença é do Governo do Estado da Bahia, que nos informou que os nossos pacientes deverão ser transferidos para os Hospitais de Campanha. Até o momento não temos nenhum caso confirmado de coronavírus no município, e as ações de prevenção para o enfrentamento da pandemia seguem aceleradas. Peço a população que saia de casa apenas quando necessário, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento e a higienização necessária", disse o prefeito Robério Oliveira.