ITABELA

Jovem morre com suspeita de Covid-19

Por: RADAR 64  29/04/2020 - 10:02

Um trabalhador rural de 21 anos morreu na terça-feira (28), no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, com suspeita de infecção pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.  Um dia antes do óbito, a Vigilância Epidemiológica do município colheu material do paciente para realização de exame de Covid-19. O resultado ainda não foi divulgado pelo Lacen, o laboratório central do estado, que fica em Salvador.

O homem, que é morador do distrito de Monte Pascoal, em Itabela, procurou o Hospital Frei Ricardo, naquela cidade, no domingo, dia 26, com padrão respiratório alterado e anemia aguda.

A Secretaria de Saúde de Itabela informou ao site RADAR 64 que os exames iniciais apontavam para um quadro de infecção bacteriana. “Como ele estava com muita falta de ar, optamos por transferi-lo para o Hospital Luís Eduardo Magalhães na segunda-feira, mas a suspeita não era de coronavírus", informou a secretária Wádla Cassiano.

Wádla orientou a todos os familiares do trabalhador rural a ficarem em quarentena e usando máscaras de proteção facial. Segundo a família, o trabalhador rural sofria de problemas renais.

Segundo o secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas, como ainda não saiu o resultado do exame, o médico colocou no atestado de óbito que a causa da morte foi pneumonia. "Mas, como preconiza a Organização Mundial de saúde, pelo fato do paciente ter feito o exame, já é considerado um caso suspeito de Covid-19, por isso não houve velório e o enterro foi feito na cidade onde ocorreu a morte, com poucas pessoas, como rege o protocolo, justamente para evitar possíveis contaminações", explicou Kerrys.