PORTO SEGURO

Projeto TeleCuidados é ofertado no SUS municipal

Por: ASCOM/PORTO SEGURO  03/07/2020 - 14:07

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em parceria a UFSB, amplia as estratégias de atendimento aos pacientes que buscam as Unidades de Saúde da Família, com sintomas característicos da COVID-19. Já em desenvolvimento no município,  o projeto TeleCuidados no SUS, que consiste oferecer atendimento e consulta médica domiciliar via telechamadas aos casos suspeitos do coronavírus, com classificação de síndrome gripal, conta com a atuação das equipes multidisciplinares na rede da atenção básica.

Para o secretário de saúde, Kerrys Ruas, a unificação dos trabalhos envolvendo a Universidade UFSB e a gestão do SUS municipal representa mais um posicionamento na promoção do cuidado e prevenção a pandemia. "De forma virtual e remota temos exercido o alcance ainda maior para os casos não confirmados, mas que requer total atenção participativa da gestão pública e demais atores sociais, a exemplo da relevante contribuição da UFSB. Espera-se, com os resultados, contribuir para o enfrentamento da pandemia em Porto Seguro, aproximando os profissionais de saúde dos usuários do SUS, em tempos de necessário distanciamento social para prevenir o risco de transmissão da covid-19 e colaborar com a vigilância em saúde e atenção básica no âmbito das ações e estratégias desenvolvidas para combater o avanço do novo coronavírus no município", declara.   

 Participação do projeto

 Para ser inserido ao projeto TeleCuidado, o paciente precisa assinar termo de consentimento livre esclarecido na unidade de saúde, após atendimento, ou realizar gravação autorizando o monitoramento dos profissionais de saúde quando a equipe entrar em contato.

 Período de quarentena

Destacado pela elaboração diária de relatórios clínicos, o serviço à distância ocorre durante 14 dias do isolamento social do paciente, tendo o objetivo de oferecer acompanhamento e monitoramento dos sinais e sintomas, além de abranger a atenção do cuidado humanizado, dando ênfase a saúde mental do paciente, bem como reduzir o fluxo presencial nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia.

 Medidas protocolares

 Sob a coordenação da drª Rocío Alvarez (UFSB), juntamente com a participação do assessor de planejamento da Secretaria de Saúde, Gleison Alves, o paciente que apresentar  intercorrências no quadro de saúde, com possível agravamento, a Secretaria de Saúde é notificada a fim de implementar os devidos encaminhamentos inseridos no protocolo adotado no município.