PORTO SEGURO

Ativistas protestam em frente à delegacia por melhorias no atendimento

Por: Redação  19/06/2023 - 14:08

Os cartazes foram espalhados por todo o chão. 50 pessoas, em sua maioria mulheres se reuniram na frente da delegacia da mulher em Porto Seguro para protestar por melhorias no atendimento às vítimas.

Segundo a organizadora do evento, Carol Lima, a escolha do local foi proposital para a reivindicação principal: o funcionamento dos atendimentos na delegacia 24h por dia de domingo à domingo. "Hoje a DEAM funciona em horário comercial, das 08h às 17h e fecham até para almoço. O que inviabiliza o acesso de muitas mulheres à rede de proteção".

Além dessa reivindicação, a ativista relatou que outras pautas também foram levadas à secretaria municipal e até mesmo ao governo do estado, mas ainda sem respostas: "Há mais de 5 anos o Conselho a Mulher do município foi fechado sem nenhuma justificativa, não há debate sobre o investimento nas políticas para as mulheres, a gestão municipal via Secretaria de Assistência Social, não encaminhou nada do que solicitamos via oficio desde 2021.Também cobramos ao Governo do Estado resposta as nossas reivindicações entregues via oficio em 2021. E como pauta central a DEAM funcionar 24h, pois em casos de estupro as mulheres não conseguem fazer corpo e delito, nem as mulheres vítimas de violência doméstica. Não temos o serviço do IML para assegurar o atendimento as mulheres".