ITAPEBI

“PAREDÕES” DE SOM ESTÃO PROIBIDOS EM ALGUNS MUNICÍPIOS BAIANOS; INCLUSIVE EM ITAPEBI

Por: Itapebi acontece  11/07/2023 - 14:58

As pesquisas indicam que os paredões de som têm se tornando uma das principais causas de brigas em algumas áreas. 

Os paredões são sistemas de som de alta potência instalados em carros, geralmente usados para reproduzir música em volumes extremamente altos. 

Embora algumas pessoas os considerem divertidos, eles também podem ser extremamente perturbadores e causar conflitos entre vizinhos e até mesmo entre estranhos.

A proliferação desse tipo de barulho ocorre em um momento de avanços na indústria fonográfica.

 Nas últimas décadas, novos dispositivos portáteis de som revolucionaram a forma como a música é consumida em público, tornando-se objetos de desejo ou repúdio. 

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou três epidemias globais: obesidade, solidão e poluição sonora. O barulho excessivo está associado à irritabilidade e ao estresse, podendo contribuir para a violência, que já se tornou tão comum.

No último final de semana, ocorreram brigas no município de Itapebi, incluindo espancamentos em um bar localizado em uma praça no centro da cidade.

É importante ressaltar que o bar está localizado a poucos metros da Câmara municipal, da Prefeitura e da delegacia de Polícia local. 

O Comando de Policiamento da Região – (CPR-ES) sugeriu ao prefeito que não conceda novas licenças e suspenda as que já foram emitidas para esse tipo de execução de som.

Fontes informaram ao portal ItapebiAcontece que o Ministério Público Estadual já está tomando medidas para proibir a reprodução de som em paredões com volumes acima dos limites estabelecidos pelas leis estaduais e federais.

É importante saber como verificar se o som está ultrapassando os limites. Como nem todos possuem um medidor de decibéis em casa, existe aplicativos para celular (disponíveis para IOS e Android) que medem os níveis de decibéis.

Também é possível perguntar aos vizinhos se o som está incomodando. Outra forma de avaliar a intensidade do som é verificar se superfícies, como vidros, estão vibrando.

 

Se você deseja denunciar a poluição sonora, entre em contato com a Polícia Militar através do número 190 (Cicom) ou ligue para o número 156, de forma confidencial, mas não anônima.