EUNÁPOLIS

Apesar do novo marco do Saneamento, Eunápolis está entre os 1.100 municípios com piores indicadores

Por: Redação   17/07/2023 - 09:40

Três anos após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, já é possível enxergar pequenos benefícios para sociedade, porém, o nível de investimento brasileiro na área ainda está muito abaixo do necessário para cumprir as metas de universalização estabelecidas pela legislação.
33 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água tratada, e 93 milhões não têm acesso à coleta de esgoto. Eunápolis é um dos 1.100 municípios brasileiros com piores indicadores, que não têm nada do que foi estabelecido pela lei.  A Prefeitura da cidade argumenta que tentou fazer uma licitação, mas a Embasa questionou o processo. A Embasa, por outro lado, afirmou que não pode ampliar os serviços porque não tem contrato com o município.  
Segundo dados nacionais do Instituto Trata Brasil com a GO Associados publicado na quarta-feira (12), o valor investido por ano em obras, serviços, investimentos e expansão dos serviços de água e de esgoto precisaria mais do que dobrar até 2033 para conseguir universalizar os serviços. 
O estudo avaliou o setor três anos após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, em 15 de julho de 2020. Entre os objetivos do novo marco está a universalização dos serviços até o ano de 2033, garantindo que 99% da população do país tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.