ROMARIA

Romarias movimentam fiéis do extremo sul baiano em busca de fé e devoção em Bom Jesus da Lapa

Por: Redação  31/07/2023 - 11:04

Nesta época do ano, a região do extremo sul da Bahia se torna palco de uma comovente demonstração de fé, com diversas romarias partindo em direção à cidade de Bom Jesus da Lapa. Impulsionados pela devoção, milhares de fiéis se juntam em grupos conduzidos por romeiros como Jorge Silva e Gilvan, que liderou uma caravana composta por cerca de 40 pessoas neste domingo (30). O destino é a cidade considerada santa, onde muitos vão pagar promessas e agradecer por graças alcançadas.

"Todo ano nós saímos de Eunápolis em direção a Bom Jesus da Lapa movidos pela nossa fé. São muitas horas de viagem, mas ficamos gratos em chegar à cidade santa", disse o romeiro Jorge Silva.


Uma das histórias emocionantes desse encontro de fé foi a homenagem neste ano ao legado de Dona Gerolina, que participou da romaria por 52 anos até seu falecimento em 2017, aos impressionantes 97 anos de idade. Seu exemplo de devoção inspira o grupo que a honra nesta jornada de fé, que levou a maior quantidade de pessoas, totalizando 82 indivíduos nesta romaria em particular.

A cultura das romarias perdura há mais de cinco décadas, ultrapassando meio século de tradição e devoção. A viagem, que se estende por cerca de 30 horas, é uma prova do comprometimento e da crença dos fiéis que enfrentam a estrada de Eunápolis até a Lapa em busca de vivenciar esse momento sagrado.

As romarias estão em estreita proximidade com o Dia de Bom Jesus da Lapa, uma celebração religiosa marcada para o dia 06 de agosto. É um momento de união espiritual, onde muitos fiéis renovam suas promessas e fortalecem suas ligações com a fé. A jornada é marcada por emoção, fervor e a esperança de alcançar graças e bênçãos divinas, fazendo desse evento anual um testemunho poderoso da religiosidade e da devoção do povo baiano.