APAGÃO
Cidades do extremo sul baiano têm energia elétrica restabelecida após "apagão" que atingiu todo Brasil
Nesta terça-feira, 15 de agosto, um apagão de grande escala atingiu 25 estados brasileiros e o Distrito Federal, deixando milhões de brasileiros sem acesso à energia elétrica. O incidente, que teve início por volta das 8h30, causou transtornos significativos em diversas regiões do país.
A Bahia, um dos estados afetados, viu a Neoenergia Coelba, distribuidora local de energia, emitir uma nota de esclarecimento. Segundo a empresa, até as 11h, cerca de 30% dos consumidores inicialmente impactados haviam tido o fornecimento de energia normalizado. Cidades do extremo sul baiano, incluindo Eunápolis e Porto Seguro, estavam entre as localidades que já haviam tido a energia restabelecida.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também emitiu um comunicado, explicando a causa por trás do incidente. Segundo o ONS, uma "ocorrência" registrada às 8h31 resultou em uma "separação elétrica" no sistema interligado do país. Isso se traduziu, na prática, em uma desconexão entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil em relação às regiões Sul e Sudeste.
Equipes de técnicos e engenheiros trabalham incansavelmente para restabelecer a energia elétrica de maneira gradativa. O processo de retomada do fornecimento de energia é complexo e requer coordenação cuidadosa para evitar sobrecargas e garantir a segurança das redes elétricas.