FEIRA DE SANTANA

Adolescente desvia mais de R$ 5 mil da conta do avô para comprar moedas virtuais no Roblox

Por:   12/07/2025 - 10:20

Uma adolescente de 16 anos está sendo investigada pela polícia de Feira de Santana, na Bahia, após desviar R$ 5.600 da conta bancária do avô para comprar moedas virtuais no jogo online Roblox. O caso foi registrado na 2ª Delegacia Territorial (2ª DT) e chamou atenção pela forma como o crime foi cometido.

Segundo a delegada Ludmilla Vilas Boas e Santos, responsável pela apuração, a jovem tinha acesso à conta bancária do avô, morador do bairro Mangabeira, e realizou duas transferências bancárias — nos dias 20 e 28 de junho — para a conta de um jovem residente em Minas Gerais, com quem ela havia feito amizade pela internet, através da plataforma de jogos.

A adolescente teria pedido ao rapaz que convertesse o valor em moedas do Roblox, usadas para comprar roupas, personagens e outros itens no jogo, que simula um universo interativo entre usuários.

O crime só foi descoberto quando o avô tentou quitar uma parcela da casa que havia comprado e percebeu a ausência do dinheiro. Desconfiado de um golpe, procurou a polícia, que rastreou as transações e chegou até a neta.

"A princípio, ele acreditava ter sido vítima de estelionatários, mas nossa equipe localizou o destinatário do dinheiro e descobriu que se tratava de uma pessoa ligada à adolescente. Após ser confrontada com as provas, ela confessou o desvio", afirmou a delegada.

A garota foi levada à delegacia pela própria mãe. Agora, o caso será encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que devem avaliar quais medidas serão adotadas.

A delegada também fez um alerta aos responsáveis:

“É fundamental que os pais acompanhem de perto a vida digital dos filhos. Ambientes virtuais também oferecem riscos, inclusive de abuso sexual e exploração, e exigem supervisão constante”, pontuou.

O que é o Roblox?
Roblox é uma plataforma de jogos online gratuita, disponível para computadores, celulares e Xbox. Sucesso entre crianças e adolescentes, ela permite aos usuários criar seus próprios jogos e interagir em um ambiente virtual coletivo. Seu modelo de negócios é baseado na venda de itens personalizados, como roupas e acessórios para os avatares.

O jogo foi lançado em 2006, mas ganhou enorme popularidade nos últimos anos. Em 2015, contava com 5 milhões de usuários mensais; hoje, são mais de 380 milhões de jogadores ativos por mês em todo o mundo.

Apesar de ser considerado um ambiente relativamente seguro, especialistas recomendam que os pais acompanhem a participação dos filhos nesse tipo de plataforma para evitar riscos como golpes, exposição a conteúdos impróprios e contato com desconhecidos.