DESVIO DE EMENDAS
PF encontra dinheiro escondido e investiga desvio de emendas parlamentares na Bahia; deputado é alvo e prefeitos são afastados
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) é um dos alvos da quarta fase da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal (PF), com apoio da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). A ação investiga o desvio de emendas parlamentares destinadas a municípios do interior da Bahia.
Com aval do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram autorizados 16 mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilo telefônico do parlamentar. As ordens judiciais foram cumpridas em Salvador e nas cidades de Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga.
De acordo com as investigações, o assessor de Félix Mendonça, identificado como Marcelo Chaves Gomes, é suspeito de atuar como operador financeiro do esquema. Ele também foi alvo de busca e teve o afastamento cautelar do cargo decretado.
A operação atingiu ainda outros agentes públicos. Foram afastados de suas funções os prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, e de Boquira, Alan Machado. O ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, também foi alvo de mandado de busca.
Além dos agentes públicos, empresários e empresas supostamente envolvidas no esquema criminoso também foram alvos da ação.
Segundo a Polícia Federal, os crimes investigados incluem corrupção ativa e passiva, organização criminosa, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. Os investigadores apuram o repasse irregular de emendas parlamentares federais a pelo menos três municípios baianos.
Até o momento, a Polícia Federal não divulgou mais detalhes sobre a atuação da organização criminosa. O portal G1 informou que tentou contato com as defesas dos citados, mas não obteve resposta até a última atualização da reportagem.
O relator do caso no Supremo é o ministro Kassio Nunes Marques. Ele autorizou a quebra de sigilo telefônico do deputado Félix Mendonça, e o cumprimento dos mandados.
Também foram alvos desta fase da operação:
- O assessor do deputado, Marcelo Chaves Gomes, foi alvo de buscas e afastamento do cargo.
- O prefeito de Ibitanga (BA), Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, foi alvo de buscas e afastamento do cargo;
- O prefeito de Boquira (BA), Alan Machado, também alvo de buscas e afastamento do cargo;
- O ex-prefeito de Paratinga (BA) Marcel José Carneiro de Carvalho também foi alvo de buscas.
Há ainda mandados de busca e apreensão sendo cumpridos contra empresários e empresas suspeitas de envolvimento no esquema.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.